Um importante passo foi dado para o avanço das políticas ambientais no Brasil, sediado e capitaneado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Centro de Sínteses em Mudanças Ambientais e Climáticas (SiMAClim), localizado no campus Recife da UFPE, foi lançado nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a participação da ministra Luciana Santos.
A Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) marcou presença no evento representada pela vice-presidenta, professora Erlene Roberta. Além do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, estavam presentes o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Marcelo Carneiro Leão; a reitora da Universidade de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcante; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Padre Pedro Rubens; e o da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Airon Aparecido Silva e outras representações.
A proposta do novo centro é desenvolver pesquisas e ações em prol do meio ambiente conforme apresentou o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, que também Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA), e membro de seu Comitê Científico. O projeto, promovido pela Rede Clima e vinculado ao MCTI, traz entre seus objetivos: sintetizar informações sobre mudanças no clima, investigar os efeitos do uso da terra, contribuir para elaboração de políticas públicas e para o monitoramento de desastres. “Minha expectativa é que essa semente fomentada hoje, dure muito tempo”, vislumbrou o pesquisador ao contar sobre a escolha do Recife como sede do centro. “O SiMAClim produz algo que subsidiará o Estado na tomada de decisões. Ele será um diferencial para a sociedade brasileira”, assegurou Araújo.
Em seu pronunciamento, a ministra anunciou recentes ações da pasta voltadas para o desenvolvimento da ciência, inclusive o diálogo com a comunidade científica, e outros eixos de atuação do governo. “Nós somos uma potência de produção do saber e temos que transformar isso em algo concreto na população brasileira” afirmou Luciana Santos. “É assim que queremos construir a gestão do MCTI. As universidades não são lugar de balbúrdia. Elas têm muito a contribuir, para que o Brasil seja um país mais justo, sustentável e inclusivo”.
Na avaliação da diretora da Adufepe, o projeto voltado para a área da inovação científica marca a retomada da valorização para a área. “Além do compromisso na representação de outras instituições presentes, este lançamento mostra a importância da tecnologia produzida aqui em Pernambuco. E a presença da ministra reforça o investimento para que a ciência volte a ter o seu papel no desenvolvimento social”, afirma Erlene Roberta.
Fonte: http://www.adufepe.org.br/simaclim-e-lancado-na-ufpe-com-a-presenca-da-ministra-luciana-santos/