Quem Somos

A literatura científica mostra que os centros de síntese são ambientes únicos que combinam cultura, infraestrutura, liderança e suporte, facilitando a descoberta criativa de questões importantes para a ciência e a sociedade. No Brasil, temos um ambiente científico de alto nível que oferece uma oportunidade única para abordar problemas urgentes e relevantes para a sociedade.

O projeto do Centro de Síntese em Mudanças Ambientais e Climáticas está alinhado com essa missão, tendo uma relação próxima com as políticas estatais e uma forte independência. Ele irá integrar pesquisas acumuladas e em curso de várias redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, organizando informações e auxiliando no planejamento do Estado para alcançar metas estabelecidas em acordos sobre Mudanças Climáticas. Além disso, ajudará nos processos de elaboração e revisão de documentos e tratados relacionados ao tema.

A complexidade dos efeitos das mudanças climáticas e ambientais globais, incluindo suas projeções futuras, demanda abordagens inter e transdisciplinares. Essas abordagens são essenciais para compreender as interações entre os sistemas sociais, biofísicos e ecológicos, caracterizando os riscos de impacto, a vulnerabilidade e as soluções de adaptação.

Para fortalecer essa área, é fundamental o engajamento de pesquisadores e atores que contribuam para desenvolvimentos científicos relevantes sobre o tema. Aperfeiçoar sistemas existentes e expandir a capacidade de geração de conhecimento não só ampliará a atuação brasileira, mas também representará uma opção mais econômica e eficiente para subsidiar os tomadores de decisão no planejamento de políticas públicas.

O SIMACLIM está sendo financiado pelo MCTI (FINEP 01.22.0584.00) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, por um período inicial de 4 anos, contados a partir de janeiro de 2023.