(i) Integrar as pesquisas acumuladas e em andamento da Rede CLIMA às experiências desenvolvidas por outras redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais de maneira pioneira, organizando/sintetizando informações e auxiliando no planejamento do Estado com relação ao cumprimento das metas assumidas em acordos referentes às Mudanças Climáticas, bem como nos processos de elaboração e revisão de documentos e tratados relacionados ao tema;
(ii) Subsidiar estratégias e iniciativas do MCTI relacionadas às metas previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas; e
(iii) Identificar oportunidades para ações de adaptação às mudanças do clima, para valorização econômica do potencial energético renovável e da biodiversidade brasileira como elemento central da bioeconomia, e como estratégias para o desenvolvimento sustentável do país. Isso se justifica devido à complexidade dos efeitos das mudanças climáticas e ambientais globais, incluindo projeções futuras.
Ao longo dos próximos 4 anos serão realizados atividades que permitam gerar 12 produtos de síntese associados a 12 temas/tópicos principais, conforme o Plano de Metas a seguir. A definição destes temas será realizada a partir da indicação do Conselho Consultivo, em consonância com as recomendações do Conselho Científico do SiMAClim.
Finalizada a elaboração de um determinado produto de síntese (relatório técnico), será realizado um Workshop para divulgação e coleta de sugestões final da sociedade. Isto será feito para cada um dos 12 temas/tópicos a serem sintetizados. Todas as informações geradas ao longo dos 4 anos será armazenada em um Banco de dados com a implementação de protocolos de curadoria.